MENU

Chris Burden

Já ouviu falar de Inhotim? É um grande complexo artístico, na pequena cidade de Brumadinho, em Minas Gerais. É também sede de um dos mais importantes acervos de arte contemporânea do Brasil. É lá que está a obra Beam Drop Inhotim do grande artista plástico norte-americano Chris Burden.

BFH_BeamDropInhotim_Blog01-1

Em 2009, através do Instituto Brasileiro de Cultura, Moda e Design, Fernando Molinari, sócio da nossa Babilônia Feira Hype, foi convidado a registrar as galerias de Inhotim, junto com o site Roda da Moda. Olha que máximo o vídeo:

Chris Burden Beam Drop Inhotim Roda da Moda 2009

Chris Burden faleceu no último dia 10 de maio e deixou um grande legado para a arte contemporânea. A partir dos anos 70, o artista desenvolveu uma série de ações nas quais utilizou o próprio corpo como material de trabalho e de comunicação, tornando-se um dos protagonistas do movimento da Body Art (arte do corpo).

BFH_Chris-Burden_Blog01

A obra Beam Drop (queda de viga) Inhotim foi feita em 2008, numa ação que durou 12 horas, onde um guindaste de 45 metros de altura lançou 71 vigas em uma poça de cimento fresco, compondo assim a obra. O resultado é uma escultura de grandes dimensões que se relaciona de maneira marcante com a paisagem do entorno. A obra foi toda filmada e o vídeo foi dirigido por Pablo Lobato.

BFH_BeamDropInhotim_Blog03

Para Burden, cada viga lançada é como se fosse seu corpo caindo e batendo contra a terra. Metaforicamente, ele questionava as categorias estáveis de poder e status.

BFH_BeamDropInhotim_Blog01

Fica aqui a homenagem da Babilônia Feira Hype a este grande artista contemporâneo que deixou tantas obras incríveis pelo mundo.

Faça um Comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *